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Informações do Projeto

  • Nome do Projeto: Pignus
  • Ano do Projeto: 2019

O presente texto, descreve o desenvolvimento do aplicativo Pignus, localizador de motocicletas em caso de furto ou roubo, que utiliza dados de geolocalização para a busca. Foram utilizadas para o desenvolvimento do dispositivo a plataforma Arduino com o módulo de GPS, que permite o acesso a localização do dispositivo em tempo real. Para o dispositivo físico, utilizou-se as plataformas Invision App, HTML, CSS e JavaScript para a prototipação, além de um servidor Node.JS utilizando Socket.io para transmissão dos dados de localização para os dispositivos móveis através de um app. O projeto trata-se de um trabalho acadêmico, desenvolvido durante o curso Superior de Tecnologia em Sistemas para Internet da Faculdade de Tecnologia de Araras em 2019, concebido a partir da problemática do volume de furtos deste tipo de veículo, proveniente do aumento na produção de motocicletas nas últimas décadas.

 

Palavras-chaves: Aplicativo; Geolocalização; Motocicletas; Pignus.

Nos dias atuais, a grande escalada profissional proveniente da utilização de motocicletas como principal meio para atividades diversas, principalmente profissionais como, entregas, por gerar maior mobilidade e melhor custo-benefício, o número deste tipo de locomoção vem crescendo de forma exponencial, principalmente em grandes centros urbanos (Estadão, 2021). Com diversas marcas, modelos e cilindradas permitem que o motociclista tenha inúmeras possibilidades que o atenda em diversos usos tais como: trabalho, lazer ou viagens.

Em paralelo ao aumento na aquisição de motocicletas há um aumento significativo em casos de furtos e roubos decorrentes de fatores tais como maior facilidade ao tomar controle do veículo e em uma possível fuga, tornando assim cada vez mais alvo de criminosos.

Considerando essa problemática surgiram diversos serviços para atenuar ou tentar sanar a situação, entre eles, destacamos algumas opções, como a Car System1 que funciona através de assinatura, oferecendo um serviço de rastreamento em tempo real quando acionado a central de atendimento. Outra opção no mercado são os alarmes e bloqueadores Pósitron2 que embora não possua a característica de rastreio se destacam pelas soluções citadas. Alguns modelos contam com a proteção de bloquear o funcionamento da moto caso o alarme esteja acionado ou não esteja próximo à motocicleta.

Há também produtos desenvolvidos por pessoas com conhecimento técnico, comercializados em sites web como Mercado Livre. Tais equipamentos têm como características, rastreamento por vezes limitados com pouca praticidade e funções como corte de corrente elétrica.

Contudo, ao considerar que serviços existentes não entregam dados em tempo real ao usuário, como caso dos mencionados que só executam o rastreamento após o acionamento do suporte, pode haver uma demora no atendimento ou mesmo a possibilidade de não conseguir contato de forma a tornar o equipamento ineficaz. Com base nos problemas apresentados, motivou-se o desenvolvimento de um dispositivo embarcado de geolocalização, com custo-benefício e facilidade na instalação, tornando possível localizar e rastrear a motocicleta em tempo real e que dispõe de recursos importantes para aqueles que querem proteger seu veículo sem acionamento de terceiros.

 


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1 Car System. Disponível em:

www.carsystemrastreadores.com.br. Acessado em 13 de março de 2021.

2 Pósitron. Disponível em:

www.positron.com.br. Acessado em 13 de março de 2021.

 

Com base em dados coletados através de órgãos como a Superintendência de Seguros Privados (SUSEP)3 e a Secretaria de Segurança Pública (SSP), e a Polícia Militar de Araras/SP, todas em maio/2019, é possível constatar que os índices de furtos de motocicletas têm aumentado nos últimos anos. No estado de São Paulo foram registrados 9.569 casos de roubos e furtos de motocicletas nos três primeiros meses de 2019.

 Por meio de diversos estudos realizados com base no número de registros disponíveis no site da Secretaria de Segurança Pública foi criado o Boletim Tracker-Fecap em 2020, resultado de uma parceria entre o Grupo Tracker e a Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - FECAP. Nesse documento elaborado por diversos analistas, consta um panorama completamente detalhado de como anda o mundo do crime no estado de São Paulo. Segundo Erivaldo Costa Vieira, coordenador do Núcleo de Estudos da Conjuntura Econômica - NECON, a delegacia de São Paulo apenas divulga os relatos gerais de roubos e furtos de veículos, por isso se fez necessário uma análise mais complexa, observando bloco por bloco, para que a população tivesse acesso a informações reais, em cenários próximos da realidade.

Uma pesquisa realizada pelo Jornal do Carro, coluna de um dos jornais mais conhecidos do Estado de São Paulo, o Estadão, “uma moto é roubada a cada quatro horas”, ainda o Brasil atualmente ocupa o oitavo lugar entre os países que mais produzem motos do mundo inteiro. Infelizmente, o número de furtos tem acompanhado este crescimento de produção aqui no Brasil

Com isso, surgiu a ideia de criar uma solução que poderia levar a diminuição da perda de um veículo e com baixo custo de aquisição. Foram estudadas várias tecnologias existentes hoje no mercado de rastreamento, tais como Car System que oferece proteção de carros e motos a partir da contratação de planos e Positron que possui alarmes e rastreadores. Portanto, foi definido que o dispositivo a ser desenvolvido deveria prezar pelo custo-benefício, mas com o máximo de funções essenciais para a localização do veículo, preservando o baixo valor tanto para sua fabricação, quanto para o consumidor final.


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3 SUSEP. Disponível em:

www2.susep.gov.br/menuestatistica/RankRoubo/principal.asp. Acessado em 13 de março de 2021.

 

Para o desenvolvimento, foi necessário dividir o processo a fim de agilizá-lo, conforme mostrado a seguir:

  • Identificação do tema – com as informações organizadas para elaborar ideias e definir-se um tema;
  • Pesquisa do mercado – foram feitas pesquisas nos produtos existentes e consolidados no mercado com finalidade de criar um protótipo com recursos diferentes, no caso o custo na produção;
  • Elaboração de Persona – realizado entrevistas alunos da Fatec Araras usuários de motocicletas;
  • Tecnologias e materiais para desenvolvimento do protótipo – com o uso do Arduino4 como peça principal, a pesquisa baseou-se na procura de seus componentes como Protoboard, módulo GPS, cabo e resistores e a elaboração da interface front-end;
  • Desenvolvimento Protótipo - Para a montagem do Arduino utilizamos a plataforma TinkerCad da AutoDesk, onde foi possível simular o uso do dispositivo e evidenciar os componentes necessários para a execução.

A base para suporte do Arduino e componentes, como resistores e GPS foi a protoboard, utilizada para montagem de protótipos e projetos em estado inicial, dispensando o uso de solda para unir os componentes.


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4 Arduino é um microcontrolador programável. Disponível em:

https://www.filipeflop.com/blog/o-que-e-arduino/. Acessado em 13 de março de 2021.