Informações do Projeto

  • Nome do Projeto: Manda Trampo
  • Ano do Projeto: 2020

Com o início da pandemia estabelecida em 2020, decorrente do novo coronavírus (COVID-19), surgiram diferentes mudanças impactantes na vida de cada cidadão espalhado pelo mundo, e uma nova dinâmica na economia mundial se fez. Como forma de prevenção, adotou-se o distanciamento social, seguindo recomendações médicas e governamentais, ficou determinada a suspensão gradual das atividades industriais, comerciais, educacionais etc. O mundo adotou o Home Office, mas infelizmente nem todos os setores suportaram essa nova era econômica, empresas quebraram, notícias de demissões em massas em diversos setores espalharam-se pelos noticiários. Inicia-se então o site web Manda Trampo, durante o curso Superior de Tecnologia em Sistemas para Internet da Faculdade de Tecnologia de Araras, em 2020, concebido pela problemática do desemprego causado pela pandemia. A ideia era de que pessoas que perderam seus empregos durante a pandemia, possam divulgar às empresas seus currículos e serem recolocadas no mercado de trabalho, e que pequenos negócios locais tenham maior visibilidade.

 

Palavras-chaves: Site; Pandemia; Desemprego; Manda Trampo.

A ocorrência da COVID-195 no mundo trouxe diversas medidas de controle e prevenção, adotadas por autoridades sanitárias com propósito de conter a propagação da doença. Diante da ausência de tratamentos ou vacinas, foi determinado por meio de recomendações médicas e governamentais, que a melhor forma de prevenção seria o então isolamento social. Todavia, a solução adotada impactava radicalmente não só na rotina de cada cidadão, mas também na dinâmica da economia que sofria com a suspensão gradual das atividades industriais, comerciais, educacionais entre outras6.

Com tais medidas tomadas, os empregadores passaram enfrentar dificuldades na manutenção de seus empregados. E mesmo com o governo flexibilizando as normas trabalhistas para impedir o quadro progressivo de dispensas, não demorou muito para que demissões em massa acontecessem. Considerando essa problemática, foi iniciado um projeto acadêmico, realizado no curso Superior de Tecnologia em Sistemas para Internet da Faculdade de Tecnologia de Araras em 2020. Através de uma pesquisa realizada entre alunos e professores, surgiu a ideia de criar o site web Manda Trampo, com a proposta de expor currículos e serviços de pessoas impactadas pela pandemia.

Partindo desse pressuposto, foi desenvolvido o site web Manda Trampo, que se tornaria um portal, de forma a facilitar a recolocação profissional de todos os seus utilizadores. Através de um cadastro simples no site, o usuário irá cadastrar seu currículo de forma gratuita, através disso empresas que estejam contratando, poderão ter facilitado acesso aos profissionais, que estão em busca de recolocação. 

Não apenas currículos poderão ser cadastrados, como também anúncios de prestadores dos mais diversos serviços existentes, por consequência pequenos negócios poderão ter visibilidade e maneiras menos custosas de se promoverem diante desse caos que se instalou na economia.


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5 A COVID-19 é uma doença infecciosa causada pelo novo coronavírus e tem como principais sintomas febre, cansaço e tosse seca.

Paho. Disponível em:

www.paho.org/pt/covid19.  Acessado em 01 de junho de 2021.

6 Ambito Jurídico. Disponível em:

www.ambitojuridico.com.br/cadernos/direito-do-trabalho/acordo-suspensao-reducao-contrato-trabalho/.  Acessado em 01 de junho de 2021.

 

 

Dentre as plataformas pesquisadas o que mais se destacou foi o portal Salve os Pequenos, que após a retomada do comércio teve suas atividades encerradas em 04 de setembro de 20207.

O portal que era mantido pela Azulis, tinha como premissa conectar pequenos empreendimentos com potenciais clientes.

 

Figura 7- Salve os Pequenos

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Fonte: Azulis. Disponível em: www.azulis.com.br/artigo/salve-os-pequenos-fim 

 

Dentre as fragilidades observadas sobre o portal, foi evidenciado que o site não oferecia serviços de cadastro de currículos, com isso limitando apenas a serviços.





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7 Azulis. Disponível em:

www.azulis.com.br/artigo/salve-os-pequenos-fim.  Acessado em 01 de junho de 2021.

 O desenvolvimento do projeto foi dividido em grupos para facilitar as divisões das atividades e otimizar o processo. Os alunos foram divididos em quatro grupos fundamentados em suas habilidades e preferências, com as seguintes atribuições e tarefas:

  • Time Scrum

  Responsável por gerenciar o projeto, atuando como facilitador, disponibilizando materiais necessários para as sprints;

  • Time Product Owner (PO)

Responsável por criar histórias e priorizar backlog do projeto, realizar testes, sendo único com poder de aceitação nas histórias;

  • Time de Desenvolvimento Back-end

Responsável pela criação da regra de negócio, comunicação com banco de dados e testes unitários com base nas especificações fornecidas pelos times de Scrum e PO;

  • Time de Desenvolvimento Front-end

Responsável pelo layout e interfaces tais como tela de cadastrar, alterar, excluir e consultar serviços e currículos.

Logo após a definição dos times foram feitas reuniões com todos os alunos participantes do projeto, através da plataforma de videochamadas meet para definir quais tecnologias seriam utilizadas. 

Embasado no conhecimento prévio de alunos que já atuavam na área de desenvolvimento ficou definido que para o gerenciamento do projeto seria utilizada a ferramenta Trello baseada na metodologia kanban que se trata de um método utilizado por especialistas para visualizar o trabalho em andamento, podendo medir o gerenciamento do fluxo de trabalho, permitindo assim que ninguém ficasse sobrecarregado (Boeg, 2010). O time de Back-end utilizou Node.js uma plataforma open-source que permite a execução de Javascript a nível de front-end e back-end. Por sua vez, o time de Front-end utilizou React uma biblioteca Javascript com foco na criação de interfaces de usuário para páginas web.