Informações do Projeto

  • Nome do Projeto: Versátil Veículos
  • Ano do Projeto: 2020

Esse projeto trata-se de um trabalho acadêmico que foi desenvolvido em 2020, com o intuito de expor as melhores ofertas de veículos, ao longo dos anos com a modernização da internet, muitas pessoas passaram a buscar bens de consumo na internet. Dito isso, esse site foi elaborado com a principal finalidade de divulgar um catálogo de veículos, com proposta de valor baseada na comunicação institucional, uma vez que o produto Versátil Veículos tem como finalidade a divulgação de todos os veículos comercializados pela concessionária, foram utilizadas tecnologias como: HTML, CSS e Bootstrap. Ao entrar no site, este exibe um catálogo extenso e variado contendo os veículos com imagem e descrição, além de tudo isso ainda conta com links acessíveis, que quando clicados, direcionam o usuário para o acesso das redes sociais da concessionária.

 

 

Palavras-chave: Internet; Catálogo; Concessionária; Redes Sociais; Veículos.

Na década de 2000, logo no início aconteceu algo impactante que determina certos hábitos atuais até os dias de hoje, o nascimento das mídias sociais permitiu que produtos e empresas pudessem se aproximar mais ainda, com isso algumas marcas se consolidaram no cotidiano de diversos usuários. A comunicação entre empresas e consumidores mudou e se aproximou exponencialmente (Wünderlich, Wangenheim, & Bitner, 2013).

No mês de março de 2021, foi realizada uma pesquisa que mede quantas pessoas no mundo utilizam internet atualmente, o valor registrado foi 5,1 bilhões de usuários, e com previsão de aumentar em 20% até o final do ano (Internetworldstats, 2021).

Do mesmo modo que houve registro de um crescimento exponencial de usuários da internet, concomitantemente o número de empresas que estão enquadradas dentro do comércio eletrônico ou online, também acompanhou essa evolução (Machado, 2015). 

Um dos principais motivos para os consumidores optarem pelo comércio eletrônico seja de veículos ou qualquer outro bem de consumo, ao invés da compra física, seria a comodidade de poder comprar qualquer coisa através de um simples toque.

Pensando nisso, esse projeto foi criado com a intenção de reunir as melhores ofertas de veículos de uma determinada marca, distribuídos em uma concessionária, a Versátil Veículos, nela o consumidor terá acesso a um catálogo extenso, com várias opções de marcas e modelos de veículos, o site foi criado com o propósito de facilitar a vida do usuário que busca seu veículo novo.

      A maneira como consumidores passaram a fazer suas compras se reinventou, e com o surgimento das redes sociais, o processo de se negociar dentro das redes passou por inúmeras transformações. Os consumidores passaram a buscar soluções para os seus problemas do cotidiano dentro da internet, não apenas problemas, mas também lugares diferentes para otimizarem suas compras apenas com um clique, além de tudo isso existem estudos que comprovam que as mídias sociais pertencem ao seleto grupo de canais preferíveis para aliar empresas e consumidores à uma determinada marca (Carvalho, Pereira, & Nunes, 2012).

         Uma teoria embasada na pesquisa de Hoffman & Foddor em 2010, afirmou empiricamente que quanto mais tempo um consumidor se expõe às redes sociais, mais afeição se cria entre este e uma determinada marca. Também foi concluído que as campanhas publicitárias que foram geradas em redes sociais, originaram conteúdos que reforçaram a fidelidade e o engajamento com a marca, levando os consumidores a protegerem a empresa em um futuro, o sentimento de pertencimento que foi gerado por essa proximidade entre marca e consumidor, observou usuários engajados que se sentiram parte do processo que a organização desenvolveu (Hoffman & Fodor, 2010). 

               Toda vez que a necessidade de adquirir um veículo novo surge, os consumidores tendem a utilizar a internet para procurar informações sobre o mesmo. Isto porque os mesmos acreditam que toda informação necessária para um possível fechamento de contrato, estará ali na rede (Goncalves, 2015).          

           Um estudo recente realizado pela revista Quatro Rodas8, divulgou que de todas as pessoas que comercializam automóveis no país, 85% (oitenta e cinco por cento), iniciam-se fazendo pesquisas online. “Dos veículos seminovos e usados comercializados no Brasil, 25% passaram pela maior plataforma de compra e venda de automóveis do país” (Quatro Rodas, 2020). É inegável, a forma como o comércio eletrônico impactou na decisão de compra dos consumidores, e de como o acesso a essas plataformas de compra e venda são decisivas na hora da compra do consumidor.


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8 Revista Quatro Rodas. Disponível em:

 www.quatrorodas.abril.com.br. Acessado em 01 de junho de 2021.   

 

 

O processo de desenvolvimento foi dividido em algumas etapas. A primeira etapa tratou de entender o público-alvo, por isso foi criada uma persona, que é a representação fictícia do cliente ideal de um negócio. Baseada em dados reais sobre características e comportamento demográficas dos clientes9. Assim, em uma rápida análise é possível identificar potenciais compradores. 

A segunda etapa da construção do site consistiu em definir o layout. Com base em benchmarking ou em uma possível tradução para português Análise de concorrentes, foi possível analisar modelos existentes e obter ideias para o layout do site Versátil Veículos10.

Por fim, foi definido as tecnologias, que foram escolhidas pela necessidade do projeto. Após analisar o projeto, foi definido que as seguintes tecnologias atenderiam, são elas: HTML, CSS e Bootstrap que se trata de um framework CSS que organiza e gerencia o layout de um site11.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


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9 Resultados Digitais. Disponível em:

www.resultadosdigitais.com.br/blog/persona-o-que-e/. Acessado em 01 de junho de 2021.

11 Hostinger. Disponível em:

www.hostinger.com.br/tutoriais/o-que-e-bootstrap. Acessado em 01 de junho de 2021.